#Universidade promove sustentabilidade e solidariedade econômica em Ijuí/RS

*por Estela Maria Hoffmann, jornalista.

Integrantes da ACATA - Reciclagem como fonte de renda. Foto: Estela Hoffmann

Economia Solidária: uma alternativa que dá certo

Solidariedade, união e democracia são valores que garantem o bem coletivo. Utopia? Nem sempre. Em 2005, uma parte do que poderia parecer utopia, virou realidade no interior do estado do Rio Grande Sul na Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), através de um Projeto de Extensão da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui), que possui campi nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos.

Nesta incubadora é prestada assessoria para o desenvolvimento de ações que fortalecem as cooperativas e associações organizadas de maneira autogestionária e solidária. No Itecsol a economia solidária é compreendida como uma nova forma de organização econômica que funciona a partir do trabalho coletivo.

Integrantes da ACATA participam de curso de Segurança no Trabalho (EH)

A Associação dos Catadores de Material Reciclável de Ijuí – ACATA, é um exemplo deste formato de trabalho feito a partir de um projeto do Itecsol. A associação possui atualmente 32 membros; 19 homens e 13 mulheres, que coletam material reciclado em Ijuí (cidade que fica a400 kmde Porto Alegre). Os associados são remunerados pela produtividade dos postos de coleta.

Outros exemplos que surgiram no Itecsol. A Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite Linha Gramado – Copeq. Nela se industrializa leite produzido por 207 famílias de pequenos agricultores no município de Panambi, que são seus associados. Já a Natuagro – Cooperativa de Agricultores Agro-Ecológicos do Noroeste do Estado – trabalha com a produção de alimentos agro-ecológicos. Os membros dessa cooperativa são pequenos agricultores familiares que possuem trajetória de associativismo e cooperação.

Feconsol - Feira de Economia Solidária, que acontece periodicamente no campus da UNIJUÍ (EH)

É comum também a realização das Feiras de Economia Solidária, organizadas pelo Fórum Municipal de Economia Solidária de Ijuí, com o apoio da Incubadora de Economia Solidária da UNIJUÍ. Nestes espaços acontece a comercialização e divulgação dos produtos e serviços elaborados por estes parceiros. Os produtos comercializados geralmente são: cucas, bolachas, sucos, doces, produtos coloniais – oriundos da agricultura familiar e agroecológica. Artesanato, roupas de algodão orgânico, panos de prato, telas, pratos decorados, cadernos e caixas confeccionados com papel reciclado, artigos de crochês, tricôs, capas de térmicas, bolsas, tapetes, produtos indígenas, enfim, uma diversidade de produtos e serviços.

Graças ao envolvimento da comunidade externa, dos professores da Unijui, dos técnicos e dos estudantes, hoje a Incubadora é reconhecida e respeitada em toda a região. Para conhecer mais sobre este trabalho acesse o site: www.projetos.unijui.edu.br/itecsol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s