Números apontam: educação infantil é o maior desafio no Estado para a rede municipal de ensino.

Image

A educação infantil é a base de formação que garante o sucesso nos estudos para os alunos do ensino fundamental e ensino médio. De acordo com o estudo prêmio nobel James Heckman prova que a educação infatil previne de forma mais eficiente o consumo de drogas, a gravidês na menoridade e promove da renda na fase adulta do que tiveram boa educação infantil. No Rio Grande do Sul 68% das crianças estão fora das creches e pré-ecolas. O mais alarmante é que de acordo com recente estudo do Banco Mundial, a educação infantil no Brasil não tem qualidade nem currículo adequados, sendo que nenhuma creche ou pré-escola estudadas pela entidade foi apontada como excelente.

Governo fecha 1º ano sem concluir nenhuma creche
Para cumprir uma promessa de campanha feita pela presidente Dilma Rousseff, o Ministério da Educação terá que inaugurar pelo menos 178 creches por mês, ou cinco por dia, até o fim de 2014. Na disputa presidencial de 2010, Dilma afirmou que iria construir 6.427 creches até o fim de seu mandato, mas a promessa está longe de se concretizar.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo ProInfância – que cuida da construção dessas creches – pagou até agora R$ 383 milhões dos R$ 2,3 bilhões empenhados. No primeiro ano de governo, a execução do ProInfância ficou em 16%. Nenhuma obra foi concluída.

Principal aposta do PT nas eleições de 2012, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad deixou o ministério para se candidatar à Prefeitura de São Paulo sem entregar nenhuma das creches prometidas pela presidente. Nas últimas campanhas em São Paulo, as creches têm sido destaque. Seu sucessor, Aloizio Mercadante, tomou posse na última terça-feira prometendo atender à promessa de Dilma. “Vamos cumprir a meta de criar mais de 6 mil creches e dar às crianças brasileiras em fase pré-escolar acolhimento afetivo, nutrição adequada e material didático que as preparem para a alfabetização”, disse.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,governo-fecha-1-ano-sem-concluir-nenhuma-creche,828747,0.htm

Link Relacionado

Estudo sobre eficiência econômica no investimento estatal em Educação Infantil premiada com o Nobel de 2007

http://jenni.uchicago.edu/human-inequality/papers/Heckman_final_all_wp_2007-03-22c_jsb.pdf

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s