#Decidir o #futuro da #Biodiversidade

Image

Decidir o futuro das águas do rio Turvo é uma excelente iniciativa que dará inicio a uma grande luta em favor da natureza. O município de Campo Novo tem um ótimo local de laser, trata-se do balneário das Três águas, localizado na Esquina São Cristóvão interior do município. O balneário fica ao lado de uma represa artificial do rio Turvo, na qual estão alagados 283 hectares de terras. A represa foi construída pela Sesb Engenharia para gerar energia através da Usina Campo Novo de Energia- Carlos Gonzatto. Visitamos o local e, é claro que a curiosidade sobre a usina cresceu. Onde fica? Como chegar lá? Como funciona... Conseguimos um barqueiro que nos mostrasse o caminho, após andar varios metros em meio a vegetação rasteira (ou na capoeira, do tupi Guarani,"caa", significa mato e "puera", que foi mato), encontramos a represa. O Lugar é habitado por corvos (ave de plumagem negra que se alimenta normalmente de cadáveres de outros animais). Observando a atitude daqueles animais, não foi difícil perceber porque tantos deles estavam ali, eles se alimentavam dos peixes mortos às margens do pequeno rio que se formou depois da obra da barragem. Como aqueles peixes morriam a cerca de dois ou três metros da margem? Talvez com o sobe e desce das águas determinado pelas necessidades de alimentação de água na barragem. Mas a verdadeira resposta ainda estamos procurando, talvez observando a foto acima e as demais fotos que estão em nossa pagina no facebook http://migreme.net/1ih4 alguém possa nos esclarecer...

DECIDINDO O FUTURO DAS ÁGUAS
BACIA HIDROGRÁFICA DOS RIOS TURVO SANTA ROSA SANTO CRISTO

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios  Turvo – Santa Rosa – Santo Cristo

Está em desenvolvimento o processo de Planejamento de Usos da Água da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo Santa Rosa Santo Cristo, tendo como responsabilidade técnica o Departamento de Recursos Hídricos – DRH e FEPAM/SEMA/RS, sendo o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica, responsável pela mobilização da sociedade para participar este processo e da gestão dos recursos hídricos da bacia.

O trabalho está dividido em duas fases: Fase A é a realização do diagnóstico das características da bacia hidrográfica quanto aos aspectos econômicos, sociais, ambientais, disponibilidade hídrica, demanda pelo uso da água, usos e ocupação do solo. A Fase B é o enquadramento das águas por classe de uso, conforme resolução CONAMA 357/05,  estabelecendo que, conforme o uso pretendido da água, esta deve ter uma qualidade.

Para a fase do enquadramento, a comunidade da bacia hidrográfica vai ser chamada para manifestar a vontade de uso do recurso hídrico existente, para o embasamento da votação dos representantes integrantes no comitê de bacia, sendo estes 40% de representantes de usuários da água, 40% de representantes da sociedade civil organizada e 20% de representantes do Poder Público, do estado e da União. Todo esse processo é fundamental para estabelecer dos usos e a qualidade desejadas para a água em toda a bacia hidrográfica.

O resultado deste processo de planejamento, após aprovação no Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CRH/RS, tornar-se-á legislação e deverá ser observado para os futuros empreendimentos na bacia, bem como a renovação dos  licenciamentos ambientais.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do rios Turvo Santa Rosa Santo Cristo, que abrange 52 municípios da região, convida a sua instituição para participar do processo de definição dos usos da água na bacia, através das  Consultas Públicas, que serão realizadas conforme abaixo:
12.03.2012 em Santa Rosa

13.03.2012 em Campinas das Missões

14.03.2012 em Três de Maio

15.03.2012 em Santo Augusto

16.03.2012 em Três Passos

Os eventos pretendem atingir os setores que utilizam a água, como: o de abastecimento público, esgotamento sanitário, indústria, geração de energia, mineração, pecuária e agricultura. Por isso, é fundamental a presença dos sindicatos rurais, cooperativas, associações comerciais e industriais, prefeituras, legislativo, ministério público, lideranças  comunitárias e empresariais, universidades, ONGs, membros do CBH TU SR SC e demais órgãos e pessoas interessadas  em discutir o futuro das águas.

O processo de planejamento dos recursos hídricos, está sendo elaborado através do Plano de Bacia Hidrográfica. A  empresa ENGEPLUS Engenharia, foi contratada para apontar o cenário atual da bacia, por meio de estudos,  levantamentos e planejamento. Neste momento, o diagnóstico está concluído e inicia a fase da Mobilização Social.

Outras informações técnicas podem ser obtidas no site www.comiteturvo.com

Municípios que devem participar:
Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Braga, Campinas das Missões, Campo Novo, Cândido Godói, Catuipe, Cerro Largo, Chiapetta, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Doutor Mauricio Cardoso, Esperança do Sul, Giruá, Guarani das Missões, Horizontina, Humaitá, Independência, Inhacorá, Miraguaí, Nova Candelária, Novo Machado, Palmeira das Missões, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Redentora, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, São Valério, Sede Nova, Senador Salgado Filho, Sete de Setembro, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três de Maio, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Ubiretama.

Por isso vimos convidá-lo a fazer parte deste processo, participando das reuniões de apresentação do diagnóstico, onde os cerca de 373 mil habitantes, através das suas representatividades, irão escolher o uso e em conseqüência, definir as classes e padrões de qualidade desejadas para os recursos hídricos, da bacia.

Claucia L T Kapper – Presidente do CGBH TU SR SC  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s