#RIO+20: Cidades estão no foco das soluções sustentáveis

Cidades estão no foco das soluções sustentáveis e da mobilidade

De 13 a 23 de junho acontece a Conferência Rio+20 no Rio de Janeiro. São esperadas milhares de pessoas, que vão se locomover diariamente até o Centro de Convenções Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

O tema em questão será as cidades e como elas se posicionam na discussão sobre o desenvolvimento sustentável urbano. Um dos debates deste encontro será definir o que realmente é uma cidade sustentável dentro das realidades regionais.

Prefeitos do mundo inteiro estarão participando deste encontro, além de organizações e redes nacionais e globais de cidades sustentáveis.

Até agora sabemos que as cidades têm demonstrado capacidade de ação, estão buscando soluções locais, acreditando ser este o caminho para a mobilidade e superaçõa dos desafios do desenvolvimento sustentável.

Existem muitos exemplos de comunidades que cansam de esperar pelo apoio do governo e se unem em torno de uma causa. É o que chamamos de autonomia municipal, somente quem conhece as peculiaridades regionais pode dar a solução para problemas globais. O mesmo vale para a preservação do planeta, sem que soluções locais sejam apresentadas não se chegará a uma solução global: que tal começar no quintal de casa? Efeitos climáticos são sentidos em todos os lugares do mundo, mas a maioria das cidades brasileiras nem se quer dá um destino adequado ao lixo que produz. (KH)

Rio+20

É hora de agir, diz Secretário-Geral da Rio+20 em visita ao Brasil

O Secretário-Geral da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), Sha Zukang, está no Brasil para acertar os últimos detalhes logísticos sobre o evento que deve reunir cerca de 50 mil pessoas em junho. Além de segurança, transporte e acomodação, há detalhes, por exemplo, na área de tecnologia, para realizar uma conferência com uso inteligente de papel (paper smart). “Meus colegas brasileiros estão fazendo um trabalho excelente”, avaliou hoje (06/03), no Rio.

“Será uma conferência de grande significado não apenas para as novas gerações, como para as que ainda virão. É por isso que estou muito feliz que será realizada no Rio, no Brasil. O grande país do qual todos vocês têm motivo para se orgulhar”, declarou.

Ouça a coletiva de hoje na íntegra:

Para Sha, o maior desafio da Rio+20 é a implementação de ações para a economia verde e erradicação da pobreza. “O mundo está se tornando cada vez mais insustentável”, disse. O Secretário-Geral considera que os documentos elaborados em conferências anteriores são “maravilhosos”, mas que continuam só como documentos. “Nosso trabalho não é falar, mas agir. Não percamos mais tempo em conversas, em apenas produzir papéis. É claro que temos de produzir documentos, mas é preciso implementá-los”, afirmou.

A Rio+20 promoverá discussões em sete áreas prioritárias: energia, alimentação e agricultura, emprego e sociedade inclusiva, cidades sustentáveis, água, oceanos e desastres naturais. “São questões complexas que teremos de ver como lidar com cada uma delas”, afirmou.

Até 10 de março, Sha terá encontros no Rio eem Brasília. Estãoprevistas reuniões com o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e a do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O Secretário-Geral da Rio+20 também participará de audiência pública no Senado e discursará na abertura da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável.

Confira as fotos do evento no blog da Rio+20:  http://www.onu.org.br/rio20/br/blog

Fonte: http://www.onu.org.br/e-hora-de-agir-diz-secretario-geral-da-rio20-em-visita-ao-brasil/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s